quarta-feira, 28 de março de 2012

QUAL DOS RIOS FAZ ANIVERSÁRIO??

por Eduardo Minc, quinta, 1 de Março de 2012 às 10:18 ·

     Eu me considero razoavelmente inteligente e capaz de discernir o que vale a pena, do que reclamar à toa e dispersar energia. Mas, como muitos já sabem, não escrevo pra agradar ou desagradar ninguém. Não, não ganho nada, mas aqui quem manda sou eu, por isso posso brincar de letrinhas à vontade. Posto isso, estou curioso para saber qual é o Rio que faz aniversário hoje;:é o Rio maravilhoso que os habitantes dos nichos mais confortáveis da cidade desfrutam; ou é aquele outro , do lixo que o mendigo aqui debaixo remexe toda à noite para encontrar aquele resto de comida que jogamos fora?
     Sou inerente ao Rio que celebra tantos anos quanto um Highlander ou um vampiro descuidado, que não anda com coletes à prova de água benta. Bom, mas antes que eu tergiverse (Ah, moleque..falou biito, hein!), ao menos, procuro ajudar efetivamente àqueles que não têm nada pra comemorar. E não é com aquela moedinha que cê dá no sinal fechado, praquele moleque ir embora rapidinho e deixá-lo arrancar com o carro do ano e àquele Iphode que vive e dorme contigo;
     Acordei hoje bem cedo, como de costume, e me deparei com todos os Veículos de Comunicação -escrita, televisiva, etc - brindando às belezas naturais da Cidade, como numa propaganda de plano de saúde. Seria um pateta se não considerasse a minha Cidade, Maravihosa, com sua geografia desafiando a lógica. Uma cidade espirituosa, com gente humorada e dom para carregar o fardo de maneira mais leve;
      Claro, nós temos além de bananas, a Floresta da Tijuca, o Corcovado, o Pão de açúcar , praias exuberantes, uma Lagoa delirantemente linda, um Centro histórico, Museus que nos oferecem exposições , e, provavelmente, as pessoas mais despojadas e bonitas de todo o país. Ah, me esqueci das senhorinhas que conversam conosco numa fila modorrenta de Banco, como se fôsseos amigos de infância.
    Verdade seja dita, e já foi. Mas, e as mazelas em que uma parte graúda da população carioca - pouco mais de seis milhões - é obrigada a passar? Aliás, tem tanta gente degradando-se por aí, que, mesmo em vida, elas jã estão mortas . Inclusive para àquela menina chata do Censo, que nos perturba nas horas mais impróprias.
     Oh, como alguns já sabem, procuro escrever interagindo e em tempo real; então guenta um pouco aí, ou vai fazer seu xixi (mas lava as mãos, hein!), enquanto eu pego um refrigerante on the rock, parte de meu ritual. É rapidinho, dá até tempo de cê ler a matéria da Luana Piovani , na capa de uma revista de celebridades, dizendo que já está pronta para quando o filho nascer, ou algo similar;quando o óbvio seria o de que ela não está pronta.
       Mas táí, a Luana Piovani, o Ricardo Boechat, o Wagner Love, O Giba, a Glória Pires, Sirkis, Júlio Lopes (arrrght) , Evandro Mesquita, eu e provavelmente muitos de vocês, vivemos (concordância ideológica, seu chatonildo(a) ) numa cidade que, de fato´, é maravilhosa, ainda que isso não console nossas crises, depressões viroses e estresse, palavras proibidas para quem acorda às 3h da manhã, pega um trem lotado, ganha um salário de fome, ouve bronca daquele chefe (que vai embora mais cedo às quintas para transar com a amante), e volta novamente com o trem lotado, chega em casa , come  - quando tem - um arroz com água de feijão, para despertar no dia seguinte e repetir a mesma sina.
      Ah, e se esse mesmo indivíduo for confundido com um bandido, vai apodrecer numa cadeia superlotada, com 60 detentos "inocentes" na mesma cela. Estresse!, depressão!, virose!. Ah, que que há meu amigo(a), isso é coisa de rico, pôxa vida. Pobre tem isso não, ora bolas. Ah, tem a "melhoria" nas favelas, migrantes que  não têm sequer dinheiro para voltar às Terras de origem, e que a gente já se acostumou com eles, como se fossem cachorros mortos; Ah, perdão, porquê hoje em dia, cachorro, vivo ou morto ,me dá a impressão de que alcançou um status em nosso lado emocional do cérebro, em alguma categoria além dos humanos e abaixo dos céus. ( Eu e Noelzinho somos um exemplo dessa simbiose).
      Bom, o negócio é o seguinte, acho chato às pampas esses paneleiros, grevistas, reclamões virtuais, que se indignam diante do ar condicionado, e do último gadget lançado.É que me parece, como ser-humano e jornalista, pasmem!, ou não, como diria Caetano, (desempregado), que as revistas dominicais, as que estampam vestidos glamourosos daqueles "cabides ambulantes" do Oscar, até programas de TV, são feitos somente para o Rio celebrado no dia de hoje, primeiro de Abril, ops, sorry, primeiro de Março.
    Entre várias paixões, é sabido que adoro praticar esportes, mas  admitir salários de  cerca de cem mil reais para "atletas", enquanto professores, policiais, médicos, lixeiros, aposentados, pensionistas, entre tantos outros ofícios,, ganham um salário simbólico, é, no mínimo, patético, ou mais; é vergonhoso merrmo. Não reclamo e nem participo de discussões que vão desembocar no "sexo dos anjos", no Reino Encantado da Facelândia.
     Trato de pegar roupas decentes, mochilas, sapatos e dou àquele sujeito que todos chamam de "aleijadinho", e que eu fiz questão de saber que ele se chama Fábio. Não acho legal falar dessas atitudes, pois, se recorrentes, se transformam em orgulho. Mas cabe  no contexto.
     Bom, não tenho a pretensão de definir o tema, o que é óbvio, e nem tão pouco de  mudar a atitude de alguém. O que importa é saber que uma pessoa alfabetizada não é aquela que sabe ler e escrever; mas a que tem o poder de discernir os fatos que lhes chega , quase sempre, deturpados. Brinco de letrinhas porquê tenho a necessidade desse ópio, na certeza de que , mais que tudo, a sociedade que tantos criticam, sou eu, você, seu namorado, etc.
     E mais!, Já passei da idade da inocência, em que promessas me eram críveis, e o Jornal Nacional, após "vomitar" 65 tragédias, termina com o ursinho Panda bonitinho, que acabou de nascer no zoológico da Austrália, e nos dá boa noite.
    Boa noite pra quem, Bonner Cára-pálida. De qualquer modo tenho a certeza de que gestos funcionam muito mais do que reclamações, ou doações financeiras. Ah, e antes que eu me esqueça só quero ser àquele herói  que consegue mudar a si mesmo....O resto....Ah, o resto é paisagem bonita, né...
OBS: texto só com uma rápida revisão, ok..

Nenhum comentário:

Postar um comentário